Submissões Online
	
		Já possui um login/senha de acesso à revista Universitas: Gestão e TI (encerrada)?
		Acesso
	
			
			Não tem login/senha?
			Acesse a página de cadastro
		
		O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
	 
 
Diretrizes para Autores
1. Serão aceitas colaborações inéditas, e a publicação está vinculada à adequação às normas editorias.  2. Excepcionalmente, a comissão editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados, e, caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que aqueles inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia.  3. Os trabalhos serão avaliados segundo critérios de: conteúdo (abrangência e pertinência, clareza, atualização e originalidade) e formais (adequação às normas para publicação, correção, clareza da redação, coerência, apresentação do texto, dos gráficos e das tabelas segundo as normas técnicas ABNT), além de outros critérios que possam ser considerados relevantes.  4. Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6022/2002), apresentação de trabalhos acadêmicos (NBR 14724/2011), apresentação de citações em documentos (NBR 10520/2002), normas de datação (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003), resumos (NBR 6028/2003) e referências (NBR 6023/2002).  4. Os trabalhos enviados deverão estar em formato digital Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem os 2MB) e deverão conter a seguinte dimensão: artigo: entre 11 e 25 laudas; ensaio: entre 8 e 15 laudas; estudo de caso: entre 8 e 15 laudas;  resenha: entre 3 e 5 laudas.  5. A produção deverá utilizar fonte arial de 12 pontos, espaçamento de 1,5cm, empregar itálico ao invés de sublinha (exceto em endereços URL), com figuras e tabelas inseridas no texto e não ao final.  6. Os artigos, os estudos de caso e os ensaios devem ser enviados no seguinte padrão: 6.1 Elementos pré-textuais: primeira página •	Começar com o título e o subtítulo do trabalho, seguidos do resumo e não inserir o nome dos autores ou outros elementos que identifiquem a autoria.  •	A autoria do artigo e a qualificação dos autores são inseridas nos campos específicos do formulário eletrônico. •	Resumo: é o texto informativo com o máximo de 250 palavras e espaço entrelinhas simples, respeitando as definições apresentadas pela ABNT NBR 6028/2003. O resumo deve ser estruturado com as seguintes informações:    o	Objetivo do artigo, metodologia, conclusões, limitações da pesquisa, limitações práticas e originalidade ou valor.    o	Elementos textuais na seguinte ordem:       -	Introdução: contém a apresentação do assunto, os objetivos e os métodos.       -	Desenvolvimento: expõe, discute e demonstra o assunto tratado.       -	Conclusões parciais e resultados.    o	Destacar, no mínimo, três e, no máximo, seis palavras-chaves.  6.2 Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão •	A introdução deve expor, preferencialmente, as seguintes questões: relato sobre o tema; justificativa (gerencial, prática, social, acadêmica, científica); problema e objetivos (ponto de partida e ponto de chegada); resumo do método; apresentação panorâmica do trabalho. •	 O desenvolvimento deve expor, preferencialmente, as seguintes etapas: referencial teórico; método de pesquisa (instrumentos de coleta e análise dos dados – apenas para artigos). •	A conclusão deve expor, preferencialmente, as seguintes etapas: descrição dos resultados; análise dos dados à luz da teoria adotada; contribuições, limitações e agenda futura. 6.3 Elementos pós-textuais: resumo em língua estrangeira, apêndices e anexos •	Título e subtítulo em língua inglesa. •	Resumo em língua inglesa: segue os mesmos padrões do resumo e das palavras-chave. •	Referência: é a lista alfabética das fontes citadas no texto. Deve ser elaborada de acordo com a ABNT NBR 6023/2002. •	Elementos opcionais: o	Glossário: lista alfabética do vocabulário empregado no texto.    o	Apêndice: complemento elaborado pelo autor do artigo. Deve ser identificado por letra maiúscula seguida de travessão e respectivo título.    o	Anexo: complemento elaborado por terceira pessoa. Deve ser identificado por letra maiúscula seguida de travessão e respectivo título. •	Elementos de apoio ao texto:    o	Notas explicativas: apresentam informação complementar inserida no pé da página. Devem figurar no rodapé e ser numeradas de forma consecutiva, em algarismos arábicos.    o	Indicativo de seção: é o número que precede o título da seção. Deve ser alinhado à esquerda e separado do título da seção por um espaço.    o	Numeração progressiva: deve apresentar os indicativos de seção em destaque tipográfico progressivo, conforme NBR 6024/2003.    o	Citações: adotam o sistema alfabético (autor-data) para citações no texto e o sistema numérico para notas explicativas, conforme NBR 10520/2002.    o	Siglas: na primeira ocorrência, o referente deve figurar por extenso, seguido da sigla entre parênteses.     o	Equações e fórmulas: devem ser destacadas no texto, com o objetivo de facilitar a leitura. Pode ser utilizado espaçamento entrelinhas maior do que o adotado para o texto.    o	Ilustrações: constituem figuras, desenhos, fluxogramas, etc. São identificadas na parte inferior precedida da palavra que caracteriza o tipo de ilustração, numeradas em algarismos arábicos, seguidas do título ou da legenda explicativa de forma breve e clara.    o	Tabelas: devem apresentar informações tratadas estatisticamente. Devem ser fechadas nas linhas com as colunas separadas somente por espaço. 	O endereço a seguir apresenta um modelo visual construído de acordo com a norma da ABNT (NBR 6022) e que pode ser utilizado com parâmetro na elaboração do artigo: http://www.bu.ufsc.br/ArtigoCientifico.pdf  7. As resenhas devem ser enviadas no seguinte padrão: •	Apresentar a nomenclatura da obra resenhada a partir da norma da ABNT NBR 6023/2002, seguida da construção textual relacionada à obra em questão.
 
 
	Condições para submissão
	Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
	
					- A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
 
					- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem os 2MB).
 
					- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
 
					- O texto está em espaço simples, com fonte arial de 12 pontos, empregando itálico ao invés de sublinha (exceto em endereços URL), com figuras e tabelas inseridas no texto e não ao final.
 
					- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Dados da Revista.
 
					- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 
			
	 
	 
Declaração de Direito Autoral
•	Direitos autorais para artigos publicados no periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para o UniCEUB.  •	O autor receberá cinco exemplares da obra na qual seu trabalho foi publicado. •	As imagens que fazem parte do documento são de responsabilidade do autor, que enviará ao Conselho Editorial da Faculdade as autorizações, se necessárias, por escrito, para a publicação. •	.Na autoria em colaboração, o autor será ordenado na referência bibliográfica, de acordo com a ordem citada no documento.                  Cada autor deve enviar declaração de responsabilidade (assinada e digitalizada) nos termos abaixo:  Eu XXXXX certifico que participei da concepção do trabalho XXXXXX apresentado para publicação na Revista Universitas Gestão e TI, e para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, asseguro que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo.
 
 
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.
 
 
	
	
Desenvolvido por:
