Reflexão sobre a didática como mediadora entre teoria educacional e prática pedagógica
Resumo
Em pleno século XXI, ainda existem atitudes de educadores que se baseiam na concepção tradicional de ensino no momento de planejar, ensinar e avaliar os alunos desconsiderando os elementos fundamentais da didática. Nessa perspectiva, existe uma dificuldade do professor apropriar-se da didática como mediadora da prática pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar a ação docente e suas implicações teóricas, práticas e metodológicas na aprendizagem escolar. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. Os questionamentos levantados a respeito da didática como disciplina fundamental na formação docente e prática pedagógica nos faz valorizar a reflexão e o compromisso que o professor deve ter com a tarefa de educar e compreenda as possibilidades de enriquecer a prática pedagógica. É necessário unir a teoria à prática e trazer para a sala de aula subsídios que somente a compreensão da didática nos fornece.
Texto completo:
Texto completoDOI: https://doi.org/10.5102/univhum.v10i1.2154
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)